top of page

APRESENTAÇÃO DOS MINICURSOS

*inscreva-se ao fim da página

Minicurso 1: CARTOGRAFIAS FEMINISTAS LATINO-AMERICANAS: DO CORPO-TERRITÓRIO AO MAPEAMENTO DOS FEMINICÍDIOS

Descrição: O minicurso está pensado como espaço teórico-prático de experimentação e sistematização das experiências, metodologias e debates teóricos que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos por diferentes coletivos de geógrafxs e mapeadoras feministas da América Latina, especialmente aquelas relacionadas às cartografias do corpo-território e dos feminicídios. Solicita-se vir com roupa cômoda e trazer uma folha de papel pardo.

Vagas: 15

Horário: Terça-feira, 22 de outubro, 13h às 17h.

Apresentação da Proponente: Manuela M. M. Silveira é professora substituta da Faculdade de Educação e da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e membro do Colectivo de Geografía Crítica del Ecuador. Participou do processo de mapeamento dos feminicídios no Equador e da publicação “Geografiando para la resistencia. Los feminismos como práctica espacial” e atualmente desenvolve pesquisa sobre as cartografias feministas latino-americanas.

Minicurso 2: SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À DETECÇÃO DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA -  VAGAS ESGOTADAS

Orrganizadores: Cynara França, Luiz H. Alves (doutorando PPGEO)

Descrição: As geotecnologias voltadas para a detecção de desmatamento na Amazônia abarcam a aquisição, processamento e interpretação de dados espaciais. Esses dados são provenientes de imagens de satélites e bases cartográficas da região. Os SIGs permitem integrar e analisar dados das mais diversas fontes e ao mesmo tempo criar dados georreferenciados, que podem ser resultados de processamento digital de imagens de satélites, tornando possível a produção de informação e documentos cartográficos.

Vagas: 25

Horário: Terça-feira, 22 de outubro, 13h às 17h

Ementa:

1.O que é a Amazônia e sua localização

2.Porque se desmata a Amazônia

3.INPE e suas leituras do desmatamento (PRODES E PRODES DIGITAL)

4.Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

5.Metodologias para a detecção do desmatamento

Minicurso 3: GEOGRAFIA E FOTOGRAFIA:

TEORIA E PRÁTICA - VAGAS ESGOTADAS

Organizadores: Thiago Silvestre da Silva (Mestrando PPGEO-UERJ) Kellyan da Costa (Técnica do Laboratório de Fotografia Digital-UERJ)

Descrição: O minicurso “Geografia e fotografia: teoria e prática” objetiva apresentar elementos introdutórios sobre a relação geografia-fotografia. As atividades são divididas em duas partes principais, uma mais teórica e outra mais prática. Na primeira parte, aborda-se aspectos históricos que relacionam a fotografia à prática dos geógrafos. Na segunda parte, discute-se o processo de construção da fotografia digital, contando com uma atividade prática em que os participantes do minicurso são chamados a criar seu próprio processo fotográfico.

Vagas: 25

Horário: Terça-feira, 22 de outubro, 13h às 17h

Minicurso 4: OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Organizadores: Marta Foeppel Ribeiro, Lais Rosa Guimarães, Rafael Dutra da Cruz

Descrição: No dia serão trabalhadas teoria e prática em relação à produção de material didático tátil voltado ao conteúdo da disciplina Geografia;

Os participantes deverão levar tesouras e materiais recicláveis.

Vagas: 15

Horário: Terça-feira, 22 de outubro, 14h às 17h

Minicurso 5: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE MEMÓRIA, IDENTIDADE E LUGAR COMO RECURSO METODOLÓGICO EM SALA DE AULA

Organizadores: Adenilson Pontes, Ana Lessa, Andressa Lacerda, Nathalia Pacheco.

Descrição: O minicurso faz parte do projeto LUMEI do colégio de aplicação Cap-UERJ. E visa a produção textual sobre memória, identidade e lugar como recurso metodológico para ser utilizado em sala de aula.

 

Vagas: 25

 

Horário: Terça-feira, 22 de outubro, 14h às 17h

 

Minicurso 6: FAMILIARIZANDO-SE COM EXCEL - VAGAS ESGOTADAS

Organizador: Kamir Gemal

Descrição: O minicurso busca apresentar de forma clara e objetiva os conceitos iniciais do Microsoft Excel e suas funções/operações mais básicas. Da consolidação do entendimento das sintaxes utilizadas em fórmulas lógicas, ao tratamento de dados em planilhas, à introdução aos mecanismos de construção de gráficos, o objetivo da oficina é desenvolver autonomia em alunos de Geografia para que, de forma não mais assistida, possam aprimorar sua capacidade analítica e, consequentemente, crítica em seus trabalhos.

Vagas: 20

Horário: Quarta-feira, 23 de outubro, 18h às 20h

Minicurso 7: A TEMÁTICA LGBTI+ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Descrição: Parte-se do princípio que a escola é um espaço social. Por isso reproduz a diversidade de visões de mundo e de perspectivas ideológicas no seu cotidiano. Conflitos surgem quando minorias se tornam visíveis desafiando a heteronormatividade, que se constitui enquanto pensamento hegemônico. Nesse contexto de escola plural, ao professor cabe a função de mediar os conflitos que surgem no espaço de sua sala de aula. Para que essa intervenção seja feita de maneira produtiva é fundamental que debates dessa temática referentes à sexualidade sejam feitos em sua formação.

 

Vagas: 25

 

Horário: Quarta-feira, 23 de outubro, 18h às 20h

 

Apresentação dos proponentes: Rafaela Torres de Almeida, aluna de graduação de Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista de extensão com o tema “A temática LGBTI+ e a formação do professor de Geografia”, realizou um trabalho na área de mapeamento com o tema “Por uma cidade sem medo: uma espacialização da violência contra pessoas LGBT+ no Rio de Janeiro”, faz parte do grupo de pesquisa GeoCorpo, que trata de temas como corporalidade, sexualidade e gênero e faz pesquisa relacionando a concepção do espaço na perspectiva feminina. Laleska Costa de Freitas, mestranda em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharel/licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fez pesquisa em uma multiplicidade de temas, contudo hoje se concentra em dois campos temáticos: Geografia Política e Geografia e Ensino. Victor Hugo Arona do Monte, graduando em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com histórico em pesquisas de mapeamento da violência contra a população LGBT+.

bottom of page